terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Entre os piores do mundo em ensino, Brasil melhora nota, mas em ritmo menor

O Brasil melhora a qualidade do seu ensino, mas em ritmo menor. E segue nas últimas posições no ranking entre países.
O panorama está presente nos resultados do principal exame internacional da educação básica, chamado Pisa -que avalia estudantes de 15 e 16 anos em matemática, leitura e ciências.
Em matemática, o país ficou em 58º lugar, entre 65 países. Está atrás de Cazaquistão, México e Uruguai. E à frente de Colômbia e Jordânia.
Nos demais quesitos, leitura e ciências, o Brasil não cresceu de 2009 para 2012. Em leitura, o Brasil está em 55º, e em ciências, em 59º. Os dados referem-se às provas aplicadas no ano passado.

Editoria de Arte/Folhapress
Os líderes em matemática são todos asiáticos: Xangai (China), Hong Kong, Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul.
A maior parte dos alunos avaliados (quase 85%) frequentam escolas dos governos estaduais. Uma parte menor vem da rede privada.
AVANÇOS
Se o Brasil segue entre os últimos colocados, o relatório destaca que o Brasil é o país que mais melhorou em matemática entre os que participam da prova ao menos desde 2003 (a avaliação é aplicada a cada três anos).
Em média, o país foi de 356 para 391 pontos (ganho de 10%). É como se o aluno de 2012 tivesse mais de seis meses a mais de escolarização do que o de 2003.
Houve ganhos também nas outras duas matérias.
O problema é que no período 2009-2012, o crescimento nas notas desacelerou. Ainda em matemática, se de 2006 para 2009 o avanço foi de 16 pontos, no período seguinte caiu para 5 pontos.
"Há resultados a serem comemorados", afirmou a diretora-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Ela destaca tanto o ganho no longo prazo (2003 em relação a 2012) quanto o fato de o país ter aumentado o número de alunos atendidos pelas escolas --no período, o percentual de estudantes de 15 anos matriculados subiu de 65% para 78%.
"Mas considerando que o país tem um dos maiores PIBs do mundo, a situação deveria ser melhor. Ao aluno que está hoje na escola não interessa que o sistema estará melhor daqui uma década", afirmou.

Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/12/1379972-entre-os-piores-do-mundo-em-ensino-brasil-melhora-nota-mas-em-ritmo-menor.shtml
          acessado em 03/12/13

sexta-feira, 29 de março de 2013

PARADA OBRIGATÓRIA



ATIVIDADE  DE REVISÃO 1º BIMESTRE PARA O 3º ANO

   I-Quando a pirâmide de Quéops terminou de ser construída tinha 146m de altura e a aresta da base media 233m. Atualmente, devido à erosão, sua altura é de cerca de 136m, e a aresta da base mede 230m.


Admitindo-se que essa pirâmide é quadrangular regular,determine:
1-A área total de sua superfície, ao final da construção;

2-O quanto diminuiu seu volume, do final da construção até os dias de hoje. 

II-Uma pirâmide quadrangular regular e seccionada por um plano paralelo á base, a 4 cm do vértice, conforme desenho abaixo. A pirâmide tem 12 cm de altura, e sua aresta da base mede 9 cm. 
Calcule as áreas e o volume das duas pirâmides.
Fonte: Livro de Matemática Ciência e Aplicação do Gelson Iezzi,Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Roberto Périgo e Nilze de Almeida. 



terça-feira, 26 de março de 2013

AFINAL,PARA QUE SERVE UM TABLET?




Esta semana, a consultoria IDC divulgou uma pesquisa com dados animadores sobre o consumo de tablets no Brasil. Em 2012, foram vendidos 3,2 milhões de tablets – praticamente o triplo do que foi vendido em 2011. Do total, mais de 80% são para uso doméstico e 77% usam o sistema Android. Um dos fatores que impulsionou as compras, segundo a consultoria, foi o preço: uma boa gama de tablets com preço médio de R$500 surgiu no mercado brasileiro. E a expectativa para 2013 é de que sejam vendidos quase 6 milhões de aparelhos. 
Mas, afinal, para que serve um tablet? Quais as vantagens de se ter um aparelho como esse? Aí vai a nossa lista de pontos importantes para você avaliar o investimento: 

  1. Mobilidade: um tablet é menor e mais leve que um computador. Você pode levá-lo a qualquer lugar em uma mochila pequena, ou até mesmo na bolsa.
  2. Conectividade: com um pacote 3G ou uma rede wi-fi é simples permanecer conectado a todo momento.
  3. Armazenamento de informações: para você, professor, que estuda muito, nada melhor do que guardar muitas informações (livros, textos, materiais de planejamento etc.) em pouco espaço. Economiza papel e ainda tem tudo à mão.
  4. Leitura de revistas, livros, arquivos: tudo fica em um só lugar e as grandes editoras já tem produzido materiais específicos para o tablet (nós, aqui em Nova Escola, acabamos de lançar nossa primeira edição, que você baixa gratuitamente no site do IBA, a loja virtual da Abril. Aqui:https://www.iba.com.br/revista-digital/Nova-Escola-Mar%C3%A7o-2013-260-bc6e8c5cffc7c6cfcbc8e530462067b1)
  5. Acesso rápido a e-mails, redes sociais e afins.
  6. Uma lista infindável de aplicativos para todos os gostos e funções (que ajudam nos momentos de estudo, que servem para organizar as finanças, para ler, escrever, desenhar, divertir-se, comprar etc.)
  7. Nova forma de ler: a experiência de leitura em um tablet é completamente diferente da leitura de um impresso ou da leitura no computador. Além de ter acesso a links (como no hipertexto, típico da internet), você pode assistir a vídeos, visualizar outros tipos de conteúdos multimídia – como jogos, galerias de fotos ou testes –, e interferir no texto (salvando uma página, fotografando, sublinhando conteúdos importantes etc.).
  8. Lazer, claro! Há games e mais games irresistíveis para o tablet.
E você? Já tem um? Que usos faz do seu aparelho?
Acessado: 26-03-2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Dicas básicas do software Geogebra para alunos e professores 
     A Interface do software é constituída de uma janela gráfica que se divide em uma área de trabalho, uma janela algébrica e um campo de entrada de texto:
•    A área de trabalho possui um sistema de eixos cartesianos onde o usuário faz as construções geométricas com o mouse.
•    A janela de álgebra onde as coordenadas e equações correspondentes são mostradas.
•    O campo de entrada de texto é usado para escrever coordenadas, equações comandos e funções diretamente e estes são mostrados na área de trabalho imediatamente após pressionar a tecla Enter.

 Exemplo:
- Digite no campo de entrada a equação y = x² e tecle  ENTER
- Verifique que na área de trabalho é traçada a parábola correspondente à equação
digitada no campo de entrada.
- Digite no campo de entrada a equação y=x e tecle ENTER
- Verifique que na área de trabalho é traçada a reta correspondente à equação digitada no campo de entrada.
 

                                     COMANDOS 1: MOVER
 
COMANDOS 2: TRAÇAR PONTOS
COMANDOS 3: TRAÇAR SEGMENTOS, RETAS E SEMIRETAS
COMANDOS 4: TRAÇAR PARALELAS, PERPENDICULARES
COMANDOS 5: TRAÇAR POLÍGONOS
COMANDOS 6: TRAÇAR CIRCUNFERÊNCIAS
COMANDOS 7: TRAÇAR ÂNGULOS
COMANDOS 8: REFLEXÃO, TRANSLAÇÃO
COMANDOS 9: SELETOR, INSERIR TEXTO, INSERIR IMAGEM
 COMANDOS 10: DESLOCAR EIXOS
 MENU
Acima dos comandos temos o menu com as seguintes funções ou submenus:
1.    Arquivo
2.    Editar.    

3.    Exibir
4.    Opções
5.    Ferramentas
6.    Janela
7.    Ajuda

                                     PERGUNTAS FREQUENTES
1) Como visualizar os Eixos Cartesianos?
 Clicar no Menu EXIBIR – Submenu EIXO: permite visualizar/esconder os eixos cartesianos.2) Como visualizar as linhas horizontais e verticais que auxiliam o traçado?
 Clicar no Menu EXIBIR – submenu MALHA: permite visualizar/esconder as linhas tracejadas da malha.3) Como visualizar a janela de álgebra a esquerda da área de trabalho?
 Clicar no Menu EXIBIR – submenu JANELA DE ÁLGEBRA: permite  visualizar/esconder a janela de álgebra.4) Como visualizar o campo de entrada? 
Clicar no Menu EXIBIR – submenu CAMPO DE ENTRADA:5) Como traçar um ponto? 
Clicar no comando novo ponto
Leve o mouse até o ponto onde deseja colocar o ponto na área de trabalho e clique. O ponto será marcado.
6) Como colocar rótulo(nome) nos objetos traçados? 
Clicar no Menu OPÇÕES – submenu ROTULAR
Serão mostradas as seguintes opções:
- Automático: Coloca rótulo em todos os objetos traçados: os pontos sãonumerados com letras A, B, C, ...
- Todos os objetos novos: a partir do momento que clicar nessa opção todos os novos objetos criados serão rotulados.
- Menos os objetos novos: serão rotulados todos os objetos já criados queestavam sem rótulos, porém os novos que forem criados não serão rotulados.
- Apenas para os pontos novos:
7) Como escrever um texto na área de trabalho?
 Clicar em COMANDOS 9: SELETOR, INSERIR TEXTO
A seguir clicar em INSERIR TEXTO 
 Leve o mouse exatamente no ponto onde deseja inserir o texto na área de trabalho e clique
 Aparecerá uma pequena janela onde o texto será digitado
 Quando terminar o texto clicar no botão APLICAR na janela onde está sendo digitado o texto.
8) Como iniciar um novo traçado?
1.    Clicar no Menu ARQUIVO – submenu NOVO
2.    O Programa pergunta se quer salvar o traçado da área de trabalho antes de iniciar um novo trabalho. Responda se sim ou não.
3.    Logo a seguir a área de trabalho é inicializada para um novo trabalho.
9) Como salvar um trabalho feito no GEOGEBRA como uma figura?
Quando um desenho é traçado no GEOGEBRA podemos salvá-lo de várias maneiras:
- Inicialmente clicar no COMANDO 1 - no submenu SELETOR (imagem 14)
- Com o mouse selecione o retângulo que deve ser salvo
- Clicar no Menu ARQUIVO – submenu EXPORTAR – opção COPIAR PARA         ÁREA DE TRANSFERÊNCIA
- foi criada uma figura com o traçado
- abra o documento do WORD onde quer colar o desenho
- clicar com o mouse o ponto onde a figura será inserida
10) Como salvar um trabalho como arquivo do GEOGEBRA?
-    Após o traçado da figura, clicar no Menu ARQUIVO – submenu GRAVAR COMO
-    Será aberta uma janela para que o nome do arquivo seja informado
-    O arquivo será gravado com o nome informado e a extensão .GGB
11) Como recarregar um trabalho do GEOGEBRA gravado como .ggb ?
-     Entre no GEOGEBRA
-    Clicar em MENU Arquivo – submenu ABRIR
-    Informar o arquivo .GGB a ser aberto
Veja também os outros artigos sobre o software geogebra:
Circulo trigonométrico com o software Geogebra
Referências:
http://www.geogebra.org/
http://ftp.multimeios.ufc.br/

Fonte: blog matemática na veia





REGRAS  DO JOGO DE XADREZ


 Objetivo
O objetivo final é capturar o rei adversário.

Preparação
Cada jogador começa com 16 peças, dispostas na primeira linha na seguinte sequência: torre, cavalo, bispo, rei e dama (a dama na casa da sua cor), bispo, cavalo e torre. Na segunda linha 8 peões. Note que a torre da direita deve estar em uma casa branca.
As brancas começam.
 Como Jogar
A cada vez um jogador faz um movimento. As peças tem movimentação diferenciada, o que faz com que tenham valores diferentes. Veja em resumo como se comportam as peças:
       Rei            - é a peça mais valiosa, pois se capturado a partida termina; pode movimentar-se em qualquer direção, mas só uma casa; não pode se mover para uma posição em que possa ser imediatamente capturado.
       Dama – é a peça mais poderosa; pode ir para qualquer direção.
       Torre – movimenta-se na horizontal ou na vertical.
       Bispo – movimenta-se na diagonal.
       Cavalo – movimenta-se uma casa na diagonal e uma casa na horizontal ou vertical, afastando-se do ponto de que partiu; é a única peça que pode pular outras no seu caminho.
       Peão – movimenta-se uma casa para frente (da posição inicial pode avançar duas casas de uma vez); captura avançando uma casa na diagonal (é a única peça cujo movimento na captura é diferente do movimento normal); nunca pode recuar; se chegar até a última casa de uma fila é promovido a qualquer outra peça (só não um rei).
Captura: se dá por substituição; uma peça que tomar o lugar de uma peça adversária a terá capturado; a peça capturada sai do jogo; não é permitido capturar uma peça da sua própria cor.
Xeque: quando o rei é ameaçado, está em xeque; se não tiver defesa, é xeque-mate e final de partida. A defesa contra um xeque pode ser de três tipos: mover o rei, capturar a peça que está dando xeque ou colocar uma peça entre a peça que está dando xeque e o rei (a não ser que seja um cavalo, pois ele pode saltar sobre as outras peças).
Roque: um movimento especial em que o rei avança duas casas na direção da torre e a torre salta por cima do rei. Pode ser feito com qualquer uma das duas torres, mas para isso é preciso que nem o rei nem a torre tenham ainda se movidos. Além disso, é proibido fazer roque quando se está em cheque.
En passant: assim que um peão avança duas casas, se ele parar ao lado de um peão adversário, o peão adversário pode capturá-lo avançando em diagonal, como se o primeiro peão tivesse avançado apenas uma casa e não duas.
 Final de Partida
Se um jogador der xeque-mate no outro, ele vence. Se um jogador não puder mover nenhuma peça, mas não estiver em xeque, a partida é considerada empatada. Se um jogador não tiver material suficiente para dar xeque-mate no outro (pelo menos uma dama ou uma torre ou dois bispos ou um bispo e um cavalo ou um peão, que possa ser promovido), também é empate. Ainda é possível que, em qualquer momento do jogo, os dois jogadores de comum acordo considerem a partida como empatada. Um jogador que achar que não tem mais chance pode abandonar a partida, dando a vitória ao adversário.
Blog: QUIMATEMÁTICA         PROFESSOR FCO ANTONIO


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

DESAFIOS !!

DESAFIOS MATEMÁTICOS

1) Na Grécia antiga, Policrate, senhor absoluto do poder na ilha de Samos, perguntando a Pitágoras quantos alunos ele tinha, obteve a seguinte resposta : "A metade estuda    Matemática, a quarta parte estuda os misterios da natureza, a sétima parte medita em silêncio e há ainda três mulheres " Quantos eram os alunos de Pitágoras?
Se Pitágoras tinha três alunas, quantos meninos estudavam com Pitágoras?


2) Em um Síto existem 21 animais, entre patos e cachorros.Sendo 54 o total de pés desses animais, calcule a diferença entre o número de patos e número de cachorros.

3) Dois pais e dois filhos foram pescar. Cada um pescou um peixe, sendo que ao todo foram pescados três peixes. Como isso é possível ?

4) Um automóvel comporta 2 passageiros no banco da frente e três no banco de trás. Calcule o número de alternativas distintas para lotar o automóvel utlizando 7 pessoas, de modo que uma delas nunca ocupe um lugar nos bancos da frente.

5)Três homens querem atravessar um rio. O barco suporta no máximo 130kg. Eles pesam 60, 65 e 80kg. Como deve proceder para atravessar o rio sem afundar o barco ?

 Boa sorte!!!!  Dvirtam-se!!!
Blog QUIMATEMÁTICA

REGRA E JOGO DE SINAIS

'A GRANDE DÚVIDA'
"REGRA DE SINAIS X JOGO DE SINAIS"
...ONDE USAMOS ???
* Regra de Sinais = ADIÇÃO ALGÉBRICA
* Jogo de Sinais = MULTIPLICAÇÃO,DIVISÃO E ELIMINAÇÃO DE () [] e {}
REGRA DE SINAIS
SINAIS IGUAIS
SOMAMOS E REPETIMOS O SINAL
SINAIS DIFERENTES
SUBTRAIMOS E REPETIMOS O SINAL DO NÚMERO QUE FOR MAIOR EM MÓDULO



JOGO DE SINAIS
+
+
=
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+
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=
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+
=
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-
-
=
+
OU SEJA:
* SINAIS IGUAIS = RESULTADO POSITIVO
* SINAIS DIFERENTES = RESULTADO NEGATIVO
Blog: Professor Fagner Santos
Acessado:14/02/13