REGRAS DO JOGO DE XADREZ
Objetivo
O objetivo final é capturar o rei adversário.
Preparação
Cada jogador
começa com 16 peças, dispostas na primeira linha na seguinte sequência: torre,
cavalo, bispo, rei e dama (a dama na casa da sua cor), bispo, cavalo e torre.
Na segunda linha 8 peões. Note que a torre da direita deve estar em uma casa
branca.
As brancas começam.
Como
Jogar
A cada vez um
jogador faz um movimento. As peças tem movimentação diferenciada, o que faz com
que tenham valores diferentes. Veja em resumo como se comportam as peças:
Rei -
é a peça mais valiosa, pois se capturado a partida termina; pode movimentar-se
em qualquer direção, mas só uma casa; não pode se mover para uma posição em que
possa ser imediatamente capturado.
Dama –
é a peça mais poderosa; pode ir para qualquer direção.
Torre –
movimenta-se na horizontal ou na vertical.
Bispo –
movimenta-se na diagonal.
Cavalo –
movimenta-se uma casa na diagonal e uma casa na horizontal ou vertical,
afastando-se do ponto de que partiu; é a única peça que pode pular outras no
seu caminho.
Peão – movimenta-se uma casa para frente (da
posição inicial pode avançar duas casas de uma vez); captura avançando uma casa
na diagonal (é a única peça cujo movimento na captura é diferente do movimento
normal); nunca pode recuar; se chegar até a última casa de uma fila é promovido
a qualquer outra peça (só não um rei).
Captura: se dá por substituição; uma peça que tomar o lugar de uma peça
adversária a terá capturado; a peça capturada sai do jogo; não é permitido
capturar uma peça da sua própria cor.
Xeque: quando o rei é ameaçado, está em xeque; se não tiver defesa, é
xeque-mate e final de partida. A defesa contra um xeque pode ser de três tipos:
mover o rei, capturar a peça que está dando xeque ou colocar uma peça entre a
peça que está dando xeque e o rei (a não ser que seja um cavalo, pois ele pode
saltar sobre as outras peças).
Roque: um movimento especial em que o rei avança duas casas na direção da
torre e a torre salta por cima do rei. Pode ser feito com qualquer uma das duas
torres, mas para isso é preciso que nem o rei nem a torre tenham ainda se movidos.
Além disso, é proibido fazer roque quando se está em cheque.
En passant: assim que um peão avança duas casas, se ele parar ao lado de um peão
adversário, o peão adversário pode capturá-lo avançando em diagonal, como se o
primeiro peão tivesse avançado apenas uma casa e não duas.
Final de Partida
Se um jogador der
xeque-mate no outro, ele vence. Se um jogador não puder mover nenhuma peça, mas
não estiver em xeque, a partida é considerada empatada. Se um jogador não tiver
material suficiente para dar xeque-mate no outro (pelo menos uma dama ou uma
torre ou dois bispos ou um bispo e um cavalo ou um peão, que possa ser
promovido), também é empate. Ainda é possível que, em qualquer momento do jogo,
os dois jogadores de comum acordo considerem a partida como empatada. Um
jogador que achar que não tem mais chance pode abandonar a partida, dando a
vitória ao adversário.
Blog:
QUIMATEMÁTICA PROFESSOR FCO
ANTONIO
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