quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


          Leitura e interpretação de tabelas nutricionais
Esse é um bom plano de aula para trabalharmos tanto no fundamental II, quanto no Ensino Médio. Para esta última modalidade de ensino precisamos fazer algumas modificações. Coloco aqui como sugestão, pois esses conteúdos estão presentes no SPAECE E ENEM.
Fonte: Revista Nova Escola. Acessado em 19/12/2012.

Peça que a turma leve embalagens de alimentos para a sala e use as informações nutricionais dos rótulos para ensinar os alunos a interpretarem tabelas com números na forma decimal
Objetivos
- Identificar informações nas tabelas de valores nutricionais nos rótulos de alimentos
- Interpretar os dados apresentados nas tabelas

Conteúdos
- Tratamento da informação: tabelas
- Leitura e comparação de números racionais
- Análise das informações nos rótulos dos alimentos
- Resolução de problemas com números racionais (expressos na forma decimal)



Anos
4º e 5º anos
Tempo Estimado 
3 aulas
Materiais necessários
- Diferentes embalagens de alimentos e cópia das atividades apresentadas
- Cartolina ou papel cartão grande para produzir um cartaz com as conclusões da turma
- Projetor de imagens para compartilhar a tabela do exercício ou uma cópia para cada grupo da tabela escolhida pelo professor

Desenvolvimento


1ªetapa
Peça aos alunos que tragam de casa embalagens de alimentos como macarrão instantâneo, biscoito, gelatina ou caixas de sucos. Se achar conveniente, você pode sugerir que tragam comidas que geralmente consomem no recreio. É melhor que os pacotes sejam pequenos para facilitar a análise que será proposta a seguir. Diga às crianças que elas vão analisar os
 dados de informação nutricional dos pacotes de alimentos. Por essa razão, o pacote deve estar preservado. Para essa primeira situação é necessário que cada aluno tenha uma embalagem em mãos.
Organize a turma em grupos e peça que comparem as Tabelas de informações nutricionais das embalagens disponíveis. Para conduzir a análise, faça perguntas como: quais dados mais chamam atenção? Os números das porções são muito diferentes? Qual é o alimento com maior valor energético? Há algum número que se repete em todas as embalagens? A finalidade dessa pergunta é chamar a atenção dos alunos para o "Valor diário de referência", informação que costuma aparecer em todos os alimentos industrializados.
Socialize as descobertas dos grupos e anote em um cartaz suas conclusões. O uso social das informações permite aos alunos recorrer a conhecimentos extraescolares como apoio. Por isso, não deixe de acolher e valorizar os comentários que aparecem no debate. Selecione contraexemplos, sugira que retornem às tabelas para validarem suas interpretações e ofereça novas informações.


 2ªetapa
Proponha a comparação entre o tamanho e o peso de uma porção com a quatidade que realmente vem no pacote. É comum que as embalagens contenham várias porções. Uma possibilidade é selecionar um exemplo dentre as tabelas disponíveis para calcular coletivamente. Por exemplo:
A tabela abaixo traz a informação nutricional do pão de forma. Se uma pessoa comer quatro fatias, quantos gramas de Carboidrato estará ingerindo? E de Sódio?


3ª etapa

Retome o que foi discutido anteriormente. Para isso, você pode usar o cartaz já elaborado na primeira etapa.
Tome uma tabela nutricional como exemplo (você pode usar uma das imagens deste plano de aula). Mostre e nomeie cada linha e faça alguns questionamentos: por que há duas colunas diferentes para cada linha? Quais informações são apresentadas na primeira coluna? Quais informações são apresentadas na segunda? Para interpretar devidamente a tabela é preciso também interpretar os títulos das colunas e as informações eu aparecem no rodapé, com asteriscos.
Esse momento serve para compartilhar uma informação que pode não ser evidente para todos e que vai ajudá-los a resolver novos desafios
Peça que os alunos comparem os dados presentes na última coluna de cada tabela (correspondente a % VD - valores diários). Qual é alimento tem a o maior número de %VD? Em qual linha está esse número? O que esse número representa?
Quais são os 3 alimentos com maior quantidade de Gorgura? Em qual coluna podemos encontrar esse dado? Ao final dessa etapa, se necessário, acrescente novas descobertas ao cartaz do grupo.


4ª etapa
Proponha algumas situações específicas de resolução de problemas a partir das informações de uma tabela nutricional. Em dupla, peça que os estudantes respondam algumas questões:
Todos os alunos devem usar a mesma tabela, só assim será possível comparar procedimentos de resolução.


A tabela acima traz a informação nutricional de um biscoito recheado. Você pode utilizar esta ou alguma outra de sua preferência e mudar as perguntas conforme sua escolha1) Quantos biscoitos correspondem a uma porção?
2) Qual é a quantidade de Sódio presente em uma porção do biscoito? O que significa o número 12%
3) Se uma pessoa comer 12 biscoitos, qual a quantidade de Gordura saturada terá ingerido? É possível dizer a porcentagem do valor diário que se consumirá nesse caso? 



5ª etapa
Discuta coletivamente as perguntas da etapa anterior. Todas puderam ser respondidas? Quais exigiam cálculos? Quais foram as estratégias de cálculo utilizadas? Os alunos usaram caminhos semelhantes? Quais questões geraram dúvidas? Como podemos ter certeza de quais respostas estão corretas? Ouça com atenção os comentários dos alunos e faça intervenções quando necessário. 
Avaliação
Verifique que procedimentos passaram a ser utilizados pelos estudantes para localizar e interpretar os dados das tabela. Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e na definição das intervenções.
Peça também que respondam individualmente:
1) O que aprendemos fazendo a leitura das tabelas nutricionais dos alimentos?
2) Que dicas você daria para um colega que quisesse aprender como encontrar as informações importantes nesse tipo de tabela? 

A partir das respostas nas atividades e dos comentários nas rodas de conversa observe se o grupo conseguiu ler e identificar as informações nos rótulos de alimentos.

Professor de Matemática: Fco Antonio




Nenhum comentário: